top of page

Classe de embarcação para cada área de navegação


Escolher a embarcação correta para cada área de navegação é essencial para garantir a segurança e o conforto dos tripulantes. Existem diversas opções de barcos e cada uma é indicada para um tipo de ambiente aquático.

Para águas abertas, como oceano e mar, é recomendado o uso de embarcações maiores, como lanchas ou veleiros de grande porte. Estas são capazes de suportar as ondas e correntes mais fortes e oferecem mais estabilidade e segurança. Além disso, possuem sistemas de navegação mais avançados, como GPS e radar, que são indispensáveis em áreas de alta navegação. Já em águas interiores, como rios e lagos, é possível utilizar embarcações menores, como jet skis, caiaques e pequenas lanchas. Estas são mais ágeis e fáceis de manobrar em águas calmas e sem correntes fortes. No entanto, é importante lembrar que estas embarcações devem ser utilizadas em áreas permitidas e com medidas de segurança adequadas. Em regiões com muitas pedras e recifes, é indicado o uso de embarcações com casco reforçado e mais baixo, como os barcos de pesca. Estas são capazes de suportar impactos e evitar danos ao casco da embarcação. Para atividades de mergulho, é necessário o uso de embarcações específicas, como os barcos de mergulho. Estes possuem estrutura adequada para armazenar equipamentos e oferecem mais espaço e conforto para os mergulhadores. Por fim, é importante lembrar que a escolha da embarcação deve ser feita levando em consideração a experiência e habilidade do condutor, além de seguir todas as normas e regulamentações de navegação em cada área. Assim, é possível desfrutar de um passeio seguro e prazeroso em qualquer tipo de ambiente aquático.

 

EMBARCAÇAO CERTIFICADA CLASSE 1 (EC1)

São as embarcações de esporte e/ou recreio de grande porte ou iates com comprimento igual ou maior do que 24 metros.


 

EMBARCAÇAO CERTIFICADA CLASSE 2 (EC2)

São as embarcações de esporte e/ou recreio de médio porte.

EMBARCAÇÃO MÉDIO PORTE - é considerada embarcação de médio porte aquelas com comprimento superior a 8 metros e inferior a 24 metros, exceto as miúdas.

 

EMBARCAÇAO CERTIFICADA CLASSE 3 (EC3)

EMBARCAÇÃO MIÚDA - para aplicação dessa norma são consideradas

embarcações miúdas aquelas:

Com comprimento inferior ou igual a cinco (5) metros; ou com comprimento menor que oito metros que apresentem as seguintes características: convés aberto ou convés fechado, sem cabine habitável e sem propulsão mecânica fixa e que, caso utilizem motor de popa, este não exceda 30HP.

Considera-se cabine habitável aquela que possui condições de habitabilidade.

É vedada às embarcações miúdas a navegação em mar aberto, exceto as embarcações de socorro.


 

EMBARCAÇAO CERTIFICADA CLASSE 4 (EC4)

São as embarcações utilizadas a trabalho com risco de queda na agua.

Toda embarcação cuja o marinheiro esteja trabalhando no deck, cais, porto entre outros, onde possa ocorrer risco de queda na água, deve-se estar trajando o colete classe IV.

Modelo muito utilizado em embarcações de trabalho, offShore, rebocadores e navios.

 

EMBARCAÇAO CERTIFICADA CLASSE 5 (EC5)

São embarcações utilizadas em atividades esportivas e de velocidade.

como: jet skis, banana boat, wakboard entre outras.

Toda embarcação motorizada deve utilizar o colete homologado, e embarcações de velocidade utilizam colete classe V.

 

Conclusão

As embarcações são uma forma fascinante de explorar os mares e rios do mundo.

Desde barcos pequenos para pesca até iates de luxo para viagens de lazer, há opções para todos os gostos e necessidades. No entanto, é importante lembrar-se da responsabilidade de preservar os recursos naturais e garantir a segurança de todos a bordo.

Seja qual for o seu propósito ao navegar, aproveite ao máximo a experiência e aprecie a beleza da natureza ao seu redor.



131 visualizações

Comments


bottom of page